top of page

Hidrogênio Verde



Há décadas, Cientistas, ambientalistas e engenheiros buscam desenvolver um dispositivo que possa ser alimentado por energia solar, que coleta água através da umidade do ar ambiente e disponibilize hidrogênio verde, o combustível limpo que está gerando muita expectativa no mercado.

Nos últimos dias, dois avanços simultâneos no setor mostram que este sonho não está longe de ser atingido. Marina Caretti e outros cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, criaram um sistema engenhoso e simples, capaz de unir a tecnologia dos semicondutores utilizados nas células solares e na eletrônica com novos eletrodos para quebrar as moléculas de água em hidrogênio e oxigênio.

A segunda inovação veio pelas mãos de Peng Zhou e outros cientistas da Universidade de Michigan, nos EUA, que desenvolveram um tipo de painel solar que atingiu a eficiência de 9% na conversão de água em hidrogênio e oxigênio, processo semelhante à fotossíntese. Um dos cientistas afirma que em seu experimento foi reduzido o tamanho do semicondutor em mais de 100 vezes se comparado com alguns semicondutores que atuam apenas com baixa intensidade de luz, destacando que essa redução faz com que a luz solar seja concentrada através de lentes até 160 vezes maior que o brilho normal do Sol sem danificar os semicondutores, ampliando muito a eficiência operacional da célula, apesar de impor outras restrições de engenharia para uso prático.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page