O setor de energia solar tem experimentado um crescimento robusto nos últimos anos. Segundo dados recentes da Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar), a capacidade instalada de energia solar no Brasil ultrapassou os 46 GW, o que representa 19,5% da matriz elétrica nacional. Esse avanço está gerando investimentos tanto em usinas de grande porte, com geração centralizada, quanto em sistemas menores, como os residenciais e comerciais, conhecidos como geração distribuída.
Enquanto o foco do mercado permanece na expansão da geração e consumo de energia solar, o brasiliense Rédytton Brenner identificou uma demanda crescente no setor: a área de operação e manutenção dos painéis solares. Formado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de Brasília (UnB), Brenner sempre teve o desejo de empreender. A oportunidade surgiu quando a empresa onde trabalhava foi contratada para realizar serviços de limpeza em uma grande usina solar.
Ao estudar o mercado internacional, Brenner descobriu que alguns países estavam avançados no uso de robôs para a limpeza dos painéis solares. "Foi quando tivemos que decidir se iríamos importar a tecnologia ou desenvolver uma solução no Brasil", revela ele.
Foi assim que, em 2021, nasceu a Solar Bot, em Brasília. Brenner levou a startup para o parque tecnológico da UnB, onde o projeto foi desenvolvido até chegar a um protótipo funcional, pronto para ser testado em eventos e apresentado a investidores. "Nosso robô foi totalmente desenvolvido pela nossa equipe de engenharia. Com profissionais altamente capacitados, conseguimos criar a melhor solução de operação e manutenção para as usinas", afirma Brenner.
Em abril de 2024, a Solar Bot iniciou suas operações comerciais com o lançamento do primeiro robô de limpeza de painéis solares totalmente autônomo e sem uso de água, oferecendo uma solução de limpeza automatizada, eficiente e de baixo custo. De abril a agosto de 2024, a empresa realizou a limpeza de 340 mil painéis solares, correspondendo a 170 megawatts (MW) de capacidade, o que resultou em uma economia de 1,5 milhão de litros de água.